PUBLICIDADE

vc repórter

vc repórter: consumidor diz ter comprado carne com verme em GO

4 jun 2013 - 20h33
(atualizado em 9/12/2013 às 13h56)
Compartilhar
Exibir comentários
Consumidor disse que preparou a carne no dia 18 de abril
Consumidor disse que preparou a carne no dia 18 de abril
Foto: Ricardo Castro / vc repórter

O consumidor Ricardo Fernandes Castro Costa, morador da cidade de Valparaíso, em Goiás, disse ter comprado uma carne com verme no dia 16 de abril. Segundo ele, o produto foi adquirido em um mercado da região e preparado apenas dois dias depois. Porém, a data de validade da carne, produzida pela JBS-Friboi, se estendia até 25 de maio.

“A carne e a embalagem estavam em ótimo estado, embalada a vácuo, no freezer. Após preparar a carne e comer alguns pedaços, vi algo estranho e encontrei este verme, o que me deixou muito constrangido na frente de minha filha que perdeu a fome e teve ânsia de vômito. Minha mulher passou mal quando viu e também vomitou”, afirmou o consumidor. “Estou com muito nojo de comer carne, fico pensando se a mesma é própria para o consumo. Me sinto enganado”, completou.

Ricardo disse ter tentado entrar em contato com a Friboi por meio do serviço de atendimento, mas não teve sucesso. Ele apelou então para a página da empresa no Facebook. O consumidor enviou uma mensagem privada à companhia com a foto do produto e logo no dia seguinte obteve uma resposta.

Segundo consumidor, a data de validade da carne se estendia até o dia 25 de maio
Segundo consumidor, a data de validade da carne se estendia até o dia 25 de maio
Foto: Ricardo Castro / vc repórter

“Eles entraram em contato comigo e falaram que iam me dar uma cesta, uma bolsa térmica com um kit de feijoada e não aceitei”, disse. Ricardo contou que a Friboi tentou um acordo, mas que ele não aceitou e contatou o Ministério da Agricultura.

“Eles (Friboi) falaram que queriam analisar a carne, mas como vou dar a prova para a própria pessoa que me vendeu? Quem garante que não vão sumir com essa carne? O produto está na minha casa, congelado”, disse.

O consumidor afirmou que aguarda uma resposta do ministério para entrar com uma ação na justiça contra a Friboi. Segundo Ricardo, a pasta deverá enviar uma resposta ao consumidor em até 60 dias. “Se o ministério quiser retirar a carne aqui na minha casa para fazer testes, podem levar”.

Confira na íntegra a posição da JBS-Friboi em relação ao caso:

“A JBS informa que recebeu a manifestação do consumidor Ricardo Fernandes de Castro Costa através do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) no último dia 23/04/2013 por meio de uns dos canais de comunicação que disponibiliza. Com as informações passadas, o caso foi encaminhado para as áreas responsáveis, seguindo o procedimento padrão de atendimento, iniciando assim, o processo de análise e investigação para verificar a procedência dos fatos.

Verificado todas as informações passadas pelo consumidor, inclusive as fotos que o mesmo encaminhou do suposto corpo estranho encontrado, as áreas responsáveis não evidenciaram nenhuma possibilidade de contaminação do produto durante todo o processo produtivo. Além das análises internas realizadas, a JBS solicitou a um Doutor Acadêmico que analisasse as fotos enviadas pelo consumidor para tentar identificar o suposto corpo estranho encontrado, entretanto, apenas pelas imagens cedidas não foi possível fazer a identificação e uma análise laboratorial seria necessária para a possível identificação do suposto corpo estranho reclamado.

A JBS entrou em contato com o consumidor solicitando sua autorização de agendamento para realizar a troca do produto reclamado e assim enviá-lo para serem feitas as análises que poderiam fornecer um esclarecimento mais detalhado. O consumidor se recusou a realizar esse procedimento. Mais uma vez, a JBS se prontificou a ressarcir o valor pago pelo produto, de modo que o consumidor não tivesse qualquer tipo de prejuízo. Essa opção também foi descartada por ele.

Segura de ter feito tudo o que estava ao seu alcance, inclusive, cumprindo todas as exigências do Código de Defesa do Consumidor para tentar satisfazer o consumidor e não deixá-lo sem informações ou mesmo um prejuízo financeiro, a JBS permanece à disposição para prestar mais esclarecimentos.”

O internauta Ricardo Castro, de Valparaíso (GO), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade